quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ser aquilo que Deus quer [2]

[É preciso mudar!]
Ninguém sabe o que Deus deseja de nós, ninguém sabe os caminhos que Ele escolheu para trilharmos, nem as coisas que vão nos acontecer durante o trajeto. Mas é possível conhecer a vontade de Deus através da oração. Não a oração a que estamos comumente acostumados, de dobrar os joelhos e encher Deus de listas e mais listas de pedidos. Claro que quem não pede, não alcança, mas é preciso mais que isso para entrar em contato com Deus. Uma oração despretenciosa é a melhor maneira de chegar ao Seu coração. Comece dobrando os joelhos e agradecendo pelas coisas maravilhosas que Ele criou unicamente para nossa sobrevivência e felicidade. Ele fez tudo pensando em nós - e continua fazendo, acredite! Agradeça pelas nossas faltas perdoadas através do sangue derramado na cruz de Seu filho único. Agradeça pelas pessoas que vivem ao seu redor, por aquelas que lhe fazem feliz e também por aquelas que lhe ferem. Diga "muito obrigado" pelas dádivas e pelas adversidades. E, então, diga palavras de amor ao Senhor. Diga o quanto você o precisa e demonstre o quanto o ama. Ele vai lhe escutar e vai se assentar ao seu lado. Abrace-o, chore no seu colo e deixe que Ele faça o resto. Apenas mantenha seu coração aberto para receber as mudanças que Ele fará na sua vida. E tenha certeza, você jamais será o mesmo, assim como São Paulo que de perseguidor dos cristãos passou a ser o maior anunciador da palavra de Deus.
São Paulo perseguiu os seguidores de Jesus até que uma voz o derrubou do cavalo na estrada que levava a Damasco e o cegou. Ele perguntou à voz quem era e a ouviu dizer ser Jesus Cristo, a quem ele perseguia. O homem arrependido dos seus pecados e já preenchido com o amor de Deus, perguntou: "Senhor, que queres que eu faça?". E Jesus mostrou-lhe sua vontade, transformando-o em modelo para os cristãos que viriam.
São Paulo ouviu a voz do Senhor, se entregou a Ele, apesar de todos os seus erros, e alcançou, além do perdão, a graça de viver entre os escolhidos de Deus. Siga-o como modelo, ouça a voz de Jesus que a todo tempo deseja falar com você, se coloque diante dele e permita-se ser transformado. Aceite ser aquilo que Deus quer que você seja, assim como aceitou São Paulo. Mas persevere na oração, afinal nenhuma mudança se concretiza se não houver perseverança e, além disso, a oração o manterá firme e fiel à vontade de Deus.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Ser aquilo que Deus quer [1]

[Aonde a mentira pode nos levar?]
Confesso que muitas vezes usei da mentira para esconder a doída verdade daquelas pessoas que eu amava. Mas fiz simplesmente por não saber o seu sentido real. Fiz por não ter maturidade suficiente para compreender que todos os caminhos que ela põe diante de mim, na realidade, não podem me levar a lugar algum ou, então, acabam chegando a um destino vazio. Isso porque, cedo ou tarde, a verdade vem à tona e aqueles a quem se tenta enganar sentem-se mais ofendidos do que estariam com a verdade.
O pior da mentira é que ela, para parecer real, vem de mãos dadas com mais um monte de mentiras que, por serem muitas, são difíceis de esconder e de manter. Além disso, quando mentimos não estamos só enganando as outras pessoas, mas a nós mesmos, que, no fundo, gostariamos que aquela mentira fosse a verdade, porque, de certo, se criamos uma realidade paralela, a nossa atitude real é vergonhosa, principalmente para nós mesmos.
Hoje, percebo quanto tempo desperdicei. Mas percebo também o amor de Deus na minha vida, que, com a sua misericórdia, me mostrou a verdade e o caminho certo a tomar, que me leva ao encontro de uma vida eterna ao Seu lado. E, assim, percebo que todo o tempo desperdiçado com erros duplos - o próprio erro e a mentira - é compensado com a vontade de ser melhor, de ser aquilo que Deus quer que eu seja.
Por pior que tenha sido a sua mentira, por pior que tenha sido sua atitude e por mais que doa o arrependimento, acredite: Deus apaga TUDO! Mas é preciso que o seu comprometimento em ser melhor seja real e, ainda, é preciso se agarrar a Deus com todas as suas forças humanas e, principalmente, espirituais.
Sabemos das nossas limitações, sabemos que somos passíveis a erros e isso não é de todo ruim. Não se martirize pelos tropeços que levar pela vida, mas quando for capaz de avistar no início da caminhada esses tropeços à frente, pegue uma outra estrada. Isto é, quando as escolhas que você tiver de fazer o levarem a mentir, com certeza, significa que aquela atitude lhe envergonha e por isso não é a correta. Evite sofrimentos, entregue as escolhas nas mãos daquele que vê o final de todas as estradas e siga o que Ele lhe disser no profundo da sua alma.
É preciso aprender a ser aquilo que Deus quer nas pequenas coisas para saber enfrentar, com o pouco de santidade que alcançarmos, os grandes desafios da vida. Portanto, comece exercitando a verdade. E acredite, por mais difícil que seja dizê-la, Deus estará ao seu lado!